quarta-feira, 26 de março de 2014

Pró-reitor da UNICESUMAR visita Sinop

O Colégio Alternativo, Pólo da Unicesumar, oferecendo cursos de graduação e pós graduação na modalidade de Educação a Distância, recebe nesta quarta-feira, dia 26 de março, a visita de uma comitiva da Universidade.
Estarão em Sinop o Pró-Reitor Willian de Matos Silva, o  Gerente de Marketing Harrisson, o Gerente de Mídias Digitais Rodrigo, a Gerente Call Center Mara e o Gerente Retenção Bruno Jorge. O objetivo da comitiva é estreitar os laços da Unicesumar com a instituição pólo, conhecer melhor os alunos e parceiros da universidade e conversar com eles sobre o crescimento da EAD no Brasil.
 Na quarta-feira a noite, as 19:30 horas,  o Pró-Reitor Willian de Matos Silva, ao lado do diretor do Colégio Alternativo Nelgilney Denardi assinará alguns convênios e terá um bate papo com os alunos da Unicesumar sobre “O Crescimento da Educação a Distancia no Brasil” .
 Já na quinta-feira, dia 27 de março, o pró reitor visitará a vice prefeita Rosana Martinelli as 9 hs e as 10 hs empresas parceiras, como o Machado, que possui um grande número de colaboradores estudando na modalidade de ensino a distancia.
 Crescimento da EAD no Brasil
A educação a distância (EAD) é uma das modalidades de ensino que mais cresce no mundo. No Brasil essa realidade não é diferente, dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) apontam que no país existem mais 2.000 cursos em EAD, com aproximadamente 3 milhões de alunos matriculados. Entre 2011 e 2012 a EAD cresceu mais que a educação presencial, com um aumento de 12,2% nas matrículas da educação a distância, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1% segundo dados do último Censo (2012) da Educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação.
 São muitas as vantagens para quem estuda a distância, entre elas, os alunos contam com flexibilidade de tempo e local, organizando seus estudos nos melhores horários. Economia de deslocamento, pois não precisam comparecer todos os dias na instituição. Os acadêmicos ainda utilizam multimeios de aprendizagem, como aulas gravadas disponíveis em sua sala virtual através da internet, material didático impresso e on-line, fóruns de discussão, contato com tutor mediador via e-mail ou chat. A educação a distância representa uma forma de democratização do ensino, levando conhecimento para todo o Brasil, inclusive para locais mais distantes, que estão longe de grandes centros educacionais.
 A Unicesumar:
O Centro Universitário Cesumar iniciou suas atividades com o ensino a distância em 2006, com 266 alunos matriculados. De lá para cá, o crescimento exponencial atingiu 43 mil alunos, consolidando-se como uma das melhores instituições de ensino do país. Segredo desta ascensão está na eficácia da metodologia representada pelo alto desempenho de seus alunos em avaliações do Ministério da Educação, como o ENADE, onde os acadêmicos da Unicesumar apresentam excelentes resultados.
 Para o pró-reitor Willian de Matos Silva, este crescimento deve continuar cada vez mais forte. “O número de pessoas que desejam estudar e não conseguem por falta de tempo, vagas em instituições públicas ou por questões financeiras ainda é muito grande. A modalidade EAD supre todas estas necessidades. O país está desenvolvendo, as pessoas querem estudar, ter um diploma, uma melhor colocação no mercado de trabalho. E só a educação consegue proporcionar isso”, diz o pró-reitor. 
Dados e estatísticas do Ministério da Educação apontam que, além do crescimento em número, a EAD também cresce em qualidade. Nas últimas avaliações de desempenho realizadas, as instituições de ensino a distância se destacaram entre as melhores do país, à frente de muitas tradicionais instituições presenciais. A Unicesumar foi uma delas, onde manteve o IGC (Índice Geral de Cursos) com nota 4, ficando entre 6% das melhores instituições do Brasil.
 Em Sinop, dentre todas as instituições que oferecem educação a distância, a Unicesumar alcançou o melhor resultado.
 INSTITUIÇÃO/ IGC – CONTÍNUO / IGC
 UNICESUMAR / 3,33 / 4
UNIP / 3,33 / 4
UFMT / 3,10 / 4
UAM / 2,86 / 3
UNISUL / 2,69 / 3
UNINTER / 2,61 / 3
UNOPAR / 2,54 / 3
ULBRA / 2,38 / 3
FAEL / 2,36 / 3

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário