quarta-feira, 16 de abril de 2014

Levantamento da Secretaria de Trânsito descobre locais, horários e dias da semana com maior incidência de acidentes

Com 484 acidentes registrados na cidade, sendo 196 feridos e 7 óbitos nos primeiros três meses de 2014, a Secretaria de Trânsito buscou em números estatísticos a solução para redução dos índices considerados altos no trânsito sinopense.

O estudo elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano diagnosticou quais são os dias da semana, horários e locais com maior índice de acidentes no perímetro urbano. Segundo o levantamento, as sextas, segundas e quartas feiras são os dias com mais acidentes representando 15,56%, 11,86 e 11,25% respectivamente de todas as ocorrências registradas pelas Guarda Municipal.
Em relação aos horários, das 12h às 18h foi o ponto relacionado mais critico para as ocorrências com 32,51% de todo o total. No segundo lugar ficou o período das 6h às 12 com 24,81% e terceira colocação mais crítica das 10h30 às 13h30 representando 17,72% dos resultados.
Com uma frota de 90 mil veículos emplacados em Sinop, fora os que não são vem de outras cidades para as universidades ou veículos conduzidos por pessoas que procuraram atendimento médico, a responsável pela pasta do trânsito, Ivete Mallmann aponta que o estudo será a ferramenta imprescindível para as ações de redução de acidentes em Sinop.
“Este mapeamento será constante. Por meio do departamento de estatísticas que é o local que recebe os boletins de acidentes, identificamos os locais mais críticos e logo após são iniciados os trabalhos de orientação para que os números sejam reduzidos”, explicou.
Conforme disse Ivete, no levantamento realizado por sua secretaria, do dia 01 de abril até o dia 6, foram realizadas 748 abordagens sendo que deste total 84% dos condutores foram orientados e apenas 16% receberam notificações.
“Este resultado demonstra que o trabalho da Guarda Municipal não é sair multando desenfreadamente os condutores. Queremos focar na prevenção e consequentemente na redução dos índices”, explicou a gestora.
O centro da cidade é apontado pelo estudo como o local com mais acidentes em Sinop com 155 ocorrências nos três primeiros meses de 2014, seguido do Jardim Botânico com 22 registros e Jacarandás 13 casos.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os cruzamentos não são os locais que ocorrem o maior número de ocorrência e sim as avenidas. Segundo o que aponta o estudo, as Avenidas Itaúbas, Tarumãs e Júlio Campos são as mais perigosas da cidade com 27, 26 e 25 acidentes nos últimos três meses.
Atualmente a Secretaria de Trânsito trabalha com efetivo de 27 Agentes de Trânsito para as ações operacionais, 16 funcionários distribuídos na parte administrativa da secretaria, aeroporto e monitoramento das câmeras de segurança, 2 caminhonetes e 1 veículo de passeio para ações do dia-a-dia e 2 outros veículos para trabalhos administrativos .

Fonte: Secom/

Nenhum comentário:

Postar um comentário